Circular em viaturas com vidros fumados começa a constituir um sério risco em algumas regiões do País, particularmente na Província de Sofala, devido ao fénomeno rápido de menores.
Nos distritos de Caia, Machanga e Chibabava a que ter maior cuidado circular em viaturas com vidros fumados, sob risco até de ser linchado pois a população local está convencida que quem se faz transportar nesse tipo de viaturas são raptores de crianças.
Naqueles distritos incluindo na Cidade da Beira as crianças e mulhres tem instrução para não aceitar oferta de qualquer boleia, sobretudo quando se trata de viaturas com vidros fumados.
Além desse risco, sabe-se que fazer circular uma viatura com vidros fumados constitui uma irregularidade as normas de trânsito rodoviário.
A Polícia de Trânsito tem multado automobilistas cujos veículos ostentam vidros fumados, mas mesmo assim existem muitas viaturas em circulação com vidros fumados.
Apesar de construir uma irregularidade do ponto de vista de regulamento rodoviário e de reduzir visibilidade, sobretudo no período nocturno, os utentes de viaturas com vidros fumados alegam tratar-se duma questão de moda e estilo.