Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Revolução feminina em Moçambique?

Decorre desde esta Quinta-feira até sábado próximo, a III Conferência Nacional da Bancada Feminina do Parlamento Juvenil. O encontro conta com pouco mais de 100 participantes oriundos de diversos cantos do país.

A conferência decorre sob o lema : “A Revolução Feminina”, e tem como objectivo tomar decisões convista a promoção da mulher nos mais variados domínios da vida no país e contribuir para a sua participação política, sobretudo na tomada de decisões.

Segundo o porta-voz da semana internacional da Juventude no Parlamento Juvenil, Manuel Moreira, nos dias de hoje tem se notado muito pouca presença e participação das mulheres na tomada de decisões nos mais variados sectores de actividade.

“Nós pretendemos que as mulheres se façam presentes em todos os circuitos de actividade no país, sobretudo na vertente política. Mas o espírito interventivo começa na adolescência e na juventude”, conta para depois acrescentar que o Parlamento Juvenil tem promovido debates em torno do empoderamento da mulher, procurando despertar nas mulheres jovens que elas também têm um grande valor em prol do desenvolvimento do país.

Moreira disse ainda que a bancada feminina da sua organização juvenil tem que ser vista como um instrumento para criar nas mulheres o seu empoderamento, “mas isto depende delas mesmas, é preciso que elas sejam autónomas e participativas na vida política do país. Ainda nota-se uma auto-exclusão das mulheres, elas pensam que não são capazes de fazer isto ou aquilo”.

O porta-voz do Parlamento Juvenil afirma que o governo tem que dar mais oportunidade as mulheres, traçar políticas que promovam e defendam a igualdade de género entre os homens e as mulheres.   De referir que a III Conferência Nacional da Bancada Feminina do Parlamento Juvenil acontece a escassos dias da celebração do Dia Internacional da Juventude, 12 de Agosto corrente.

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts