O tráfego rodoviário na Estrada Nacional número 1 (EN1), que liga o Sul ao Centro e Norte de Moçambique, foi restabelecido na madrugada desta Terça-feira após ter sido concluída a reparação de emergência do troço da estrada que havia sido danificado pela força do rio Incomáti.
Segundo o Director Geral da Administração Nacional de Estradas(ANE), Cecílio Grachane, as primeiras viaturas atravessaram a secção danificada, ora reparada, meia hora depois da meia noite e em poucas horas aconteceu o descongestionamento de viaturas, que em ambas margens aguardavam passagem há mais de dois dias.
Recorde-se que na madrugada do passado sábado uma secção da estrada havíamos sido “arrancado” pelas aguas do rio Incomati próximo do posto administrativo de 3 de Fevereiro, há pouco mais de 100km da capital moçambicana.
Reparação foi provisória
Entretanto, segundo o Director da ANE, porque a obra de reparação efectuada na EN1 não está concluída a ANE vai voltar a interromper o tráfego rodoviário na noite desta terça-feira para trabalhos considerados de acabamentos.
Grachane acrescentou que brevemente, tudo indica após terminado o período das chuvas, a instituição que dirige irá realizar uma reparação de fundo na secção da EN1 que foi reparada, pois esta intervenção que aconteceu foi de emergência para possibilitar o tráfego entre a capital e o resto do país.