O empresário sul-africano raptado no dia 01 de Agosto corrente, numa estância hoteleira em Palma, província de Cabo Delgado, foi resgatado na semana finda pelas Forças de Defesa e Segurança (FDS), disse o comandante-geral da Polícia da República de Moçambique (PRM), Bernardino Rafael.
O resgate aconteceu no distrito de Mocímboa da Praia e a vítima foi socorrida para o Hospital Provincial de Pemba (HPP) devido aos ferimentos causados por projéctel de uma arma de fogo no braço esquerdo e no abdómen.
Andre Hanekon, de 60 anos de idade, foi raptado por quatro indivíduos ainda não identificados, encapuzados e armados, os quais até ao fecho desta edição ainda não tinham sido identificados.
Desde 2012, ele actua no ramo de transporte marítimo em Palma e presta serviços às empresas envolvidas na prospecção de gás natural naquele distrito, que até há poucos anos era completamente esquecido. Reagindo ao caso, Bernardino Rafael disse a jornalistas que o rapto Andre Hanekon pode ter sido engendrado por alguns sócios, devido a certo desentendimentos.
Rafael estava em Cabo Delgado a visitar a população dos distritos atacados pelo grupo insurgente denominado Al-Shabaab. Ele remeteu os pormenores sobre o rapto ao Serviço Nacional de Investigação Criminal (SERNIC).