No meio do ruído e empolgação gerados pelo lançamento do iPad mini, esta semana, a Apple também apresentou novos computadores Mac. A renovação da linha pode ajudar a revitalizar um componente importante na selecção de produtos da empresa que, embora tendo registado queda no crescimento no início de 2012, ainda responde por 14 por cento da sua receita e regista ritmo de crescimento que causa inveja ao sector de computadores pessoais.
Terça-feira, a Apple mostrou um novo iMac, mais enxuto, e um laptop com tela de 13 polegadas muito melhorada, o que prepara o terreno para recuperação nas vendas desse produto enquanto Dell e Hewlett-Packard lutam para não perder o mercado que detém.
Alguns meses atrás, a Apple já tinha lançado uma nova versão do MacBook Air, produto que os analistas dizem ter inspirado mais de 20 modelos com telas de toque criados por rivais e designados como “ultrabooks”, que serão lançados com o novo sistema operacional Microsoft Windows 8.
A Apple continua a deter a terceira posição no mercado norte-americano de computadores, atrás da HP e da Dell. Mas o preço de elite do Mac, acima dos 1.000 dólares, e a margem de lucro avantajada que o modelo propicia, significam alta no crescimento da receita e beneficiam os resultados financeiros da empresa.
“Os preços e o conjunto de recursos oferecido pelo novo iMac representam uma combinação atraente, e não me surpreenderia que obtivesse fortes vendas no quarto trimestre e mais adiante”, disse Ben Reitzes, analista do Barclays.
A linha Macintosh, criada décadas atrás e agora obscurecida em termos de facturação e interesse da mídia pelos populares iPhone e iPad, ajudou a recolocar a Apple na linha, mas registou queda no crescimento a menos de 10 por cento nos dois primeiros trimestres de 2012, primeira queda abaixo dessa marca desde 2009.
Mas ainda assim o crescimento das suas vendas superou o dos PCs no geral em mais de sete vezes nos 12 meses até Junho, de acordo com Tim Cook, o presidente-executivo da Apple, e vem superando o crescimento dos computadores PC já há seis anos.
A Apple divulga seus resultados financeiros para o quarto trimestre fiscal, esta Quinta-feira, e deve registar vendas de 5,1 milhões de Macs no período, alta de apenas 5 por cento, segundo estimativas de Gene Munster, analista da Piper Jaffray.
