Manuel Pissopo é o novo Secretário-Geral da Renamo, o maior partido da oposição em Moçambique, em substituição de Ossufo Momade no cargo desde 2009. Pissopo foi eleito no decurso da Primeira Sessão da Comissão Polícia da Renamo, havida esta sexta-feira na cidade de Nampula, sob direcção do seu líder, Afonso Dhlakama.
Na reunião foi igualmente eleito Leopoldo Ernesto para ocupar o cargo de Presidente da Mesa daquele órgão.
Falando na abertura da reunião, Afonso Dhlakama instou os jovens que fazem parte das fileiras daquela formação política e outros que pretendem aderir à mesma a prepararem-se para assumir a liderança. Lembrou aos presentes que começou a dirigir a Renamo (antigo movimento armado e hoje maior partido de oposicao) aos 23 anos de idade, portanto, quando jovem, e “provou ter capacidade, uma vez que contribuiu para a introdução da democracia no país”.
“Meus amigos, temos jovens que não são da nossa idade, que precisam de olhar para a Renamo com perspectivas do que este partido poderá ser nos próximos 30 anos”, disse. “Preparem-se para assumir a liderança do partido”, disse Dhlakama.