O rei Juan Carlos, da Espanha, recebeu, esta Terça-feira (1), alta médica depois de ser submetido na semana passada a uma operação para implantar uma prótese temporária no quadril esquerdo. O monarca deixou o hospital universitário Quirón, em Madrid, depois de completar o pós-operatório de forma satisfatória e conseguir suficiente autonomia para realizar os movimentos diários, disse a directora do centro médico particular, Lucía Alonso.
“Nas próximas semanas dom Juan Carlos continuará o tratamento, os exames pós-operatórios e o programa de recuperação previsto em regime ambulatorial”, acrescentou. O rei Juan Carlos teve que voltar a ser operado depois de sofrer uma infecção na prótese que havia implantado no ano passado. Dentro de dois meses, o monarca deverá ser novamente operado para que lhe seja implantada uma prótese definitiva, a sua sexta intervenção em dois anos.
O estado de saúde do rei da Espanha, de 75 anos, deteriorou-se notavelmente nos últimos anos, e antes da operação ele caminhava apoiado em muletas depois de ter implantado próteses nos dois quadris.
A saúde delicada do monarca alimentou um debate político sobre a necessidade de acabar com o vácuo legal dos poderes executivos do príncipe herdeiro, Felipe de Borbón, quando substitui p seu pai, actual chefe de Estado, e alimentou rumores de uma possível abdicação, desmentidos pela Casa Real.
A recaída do rei prejudicou o plano da Casa Real de recuperar a popularidade do monarca, que alcançou o ponto mais baixo quando foi fotografado a realizar uma caçada em Botsuana, durante uma plena crise económica do país.