A Associação dos Empreiteiros da Cidade de Maputo (AECMA) defende a necessidade do domínio das regras sobre procurement como forma de poderem melhor colaborar na implementação dos programas de desenvolvimento das infra-estruturas da cidade com a devida qualidade, eficácia e eficiência.
De acordo com o Presidente desta associação, Augusto Vuma, este é um dos pontos mais sensíveis a ter em conta por forma a preparar e dotar os empreiteiros nacionais de melhores capacidades para enfrentar o cada vez mais exigente mercado de empreitadas de obras públicas e particulares.
Segundo Vuma é crucial que as construtoras tenham capacidades em matérias dos procedimentos a seguir perante um concurso para empreitada, como gerir a mão-de- obra e contratos durante a execução das obras até a sua conclusão.
Segundo aquela fonte, vezes há em que empreiteiros da cidade são preteridos de obras, mesmo tendo capacidade, tanto técnicas como financeiras, mas por desconhecimento de procedimentos na elaboração de propostas, acabam caindo numa desqualificação prematura.
A Associação dos Empreiteiros da Cidade do Maputo foi criado no passado mês de Março e tem como missão, organizar, mobilizar, sensibilizar e incentivar os empreiteiros para um melhor cumprimento das normas técnicas e da legislação em vigor, criando as suas próprias normas de conduta.