Há registos de algumas manifestações em alguns bairros da periferia de Maputo, na manhã desta quarta-feira. Alguns leitores d´Verdade referiram há poucos instantes que que a estrada está cortada entre Benfica e São Roque e está muito difícil circular naqueles bairros. Muitos agentes da PRM estão no local a tentar manter a calma.
{youtube}8E-T2-6A3yM{/youtube}
Outra informação, não confirmada indica que um autocarro dos TPM foi parado com pedras pelas mesmas zonas. Há relatos de tiros, gás lacrimogénio e pneus nas ruas nos bairros do Jardim, Zimpeto e Hulene.
Temos relatos de estarem a ser ouvidos tiros na Malhangalene, nas proximidades do Shoprite. Recebemos também indicação que há focos de manifestações nas proximidades da portagem de Maputo.
{youtube}fqb3msMYTZA{/youtube}
Num olhar pela cidade de Maputo nestas primeiras horas do dia nota-se um fraco movimentos de viaturas e pessoas nas principais avenidas, que normalmente à esta hora costumam estar com muito movimento. Pode-se vislumbrar nos céus um fumo negro vindo da zona do Jardim e Benfica.
Segundo um leitor nosso no bairro do Triunfo, em frente ao parque Elena estão a pôr pedras na estrada, a atirar com garrafas e pedras aos carros e as pessoas.
Vários autocarros dos Transportes Públicos de Maputo, TPM, estão a abandonar as suas rotas e a regressarem a base, podem-se ver alguns com vidros partidos.
No bairro da Liberdade, na Machava e na Matola há relatos de tiros e “ouvem-se sirenes da polícia”.
Jorge Kalau, comandante geral da polícia, diz que a polícia vai fazer tudo que estiver ao seu alcance para reprimir estas manifestações.
Na avenida Acordos de Lusaka há vários pneus queimados nas estradas impedindo o tráfego de viaturas na entrada da cidade, a polícia e os bombeiros estão no local a tentar conter os distúrbios.
Há registo de alguns feridos que deram entrada no Hospital José Macamo, em resultado destas manifestações.
{youtube}9EPNMgCltDo{/youtube}
Recebemos uma informação não confirmada que há pessoas a vandalizar o SuperMarés, localizado na zona da Marginal próximo ao bairro do Triunfo.
Até ao momento não apareceu nenhum membro do Governo a fazer um pronunciamento oficial sobre estas manifestações em Maputo.