A Universidade Politécnica e a Associação Tenderness And Love (TAL) assinaram, recentemente, em Maputo, um Memorando de Entendimento (MdE) que tem por objecto formalizar a intenção e a disponibilidade de ambas as instituições em estabelecer formas de cooperação mútua, nas áreas da formação, através de palestras educativas, organização conjunta de eventos, promoção de acções de voluntariado académico e estágios profissionais.
Para a materialização deste acordo, o reitor da Universidade Politécnica, Narciso Matos, recebeu, no gabinete de trabalho, uma delegação da TAL para se inteirar melhor sobre as acções preconizadas no memorando.
Na ocasião, Narciso Matos explicou que os signatários do memorando actuam em domínios de actividades distintas, mas colaboram em áreas em que a formação e as tecnologias desempenham um papel fundamental. Por esse motivo, consideram o presente memorando de interesse mútuo e de importância para os sectores de actividade em que estão inseridos.
“Ao abrigo do acordo, a Universidade Politécnica reitera o seu envolvimento e interesse em colaborar com organizações da sociedade civil, acima de tudo com a Tenderness And Love para dinamizar ainda mais o voluntariado académico já iniciado na instituição, por forma a contribuir para o desenvolvimento da sociedade. A Politécnica e os seus estudantes têm desenvolvido acções de cariz comunitário, fazendo a diferença nas famílias e comunidades em geral. A partir do Instituto Superior de Gestão, Ciências e Tecnologias (ISGCT) e do Núcleo de Estudantes será possível assegurar que os estudantes desenvolvam e participem em acções de voluntariado académico”, referiu Narciso Matos.
Por sua vez, a directora-geral da Associação Tenderness And Love, Priscila Sitole, explicou que, com a assinatura do supramencionado memorando, a Universidade Politécnica torna-se a instituição de ensino, parceira, pioneira a participar consistentemente de um voluntariado académico, seja no ensino técnico, secundário ou universitário.
“O nosso objectivo é envolver, através deste memorando, os estudantes nos projectos de educação, que a nossa associação está a levar a cabo, no âmbito da promoção da leitura bem como de outras áreas, nas escolas e comunidades das cidades onde operamos”, reforçou a representante da TAL.