A duas jornadas do fim do campeonato angolano de futebol da Primeira Divisão (Girabola 2014), o Recreativo do Libolo, da província central do Cuanza-Sul, sagrou-se tricampeão nacional após vencer no passado sábado o ASA por 3-1, no estádio da Cidadela, em Luanda.
Para esta consagração antecipada, a equipa campeã beneficiou também do empate (0-0), no Lubango, na província da Huila (sul), do campeão em título Kabuscorp do Palanca (Luanda) diante do Benfica local, em jogo da 28ª jornada do Girabola 2014.
Com estes resultados, a equipa da Cuanza-Sul soma 65 pontos e pode chegar aos 71 quando restam duas jornadas por disputar, enquanto o Kabuscorp, segundo na tabela classificativa, conta 59 pontos com o empate no Lubango, podendo chegar apenas aos 65. Na pior das hipóteses, pode acontecer uma igualdade pontual a 65 pontos caso o Recreativo do Libolo perca os dois jogos ainda por realizar e aconteça o contrário com o Kabuscorp, mas, ainda assim, a formação do Calulo terá vantagem no confronto entre si porque venceu na primeira volta por 1-0 (em Calulo) e veio à Luanda empatar na segunda a zero bola.
Nas suas últimas jornadas, o Libolo recebe o União do Uíge (29ª jornada) e depois joga fora com o Benfica de Luanda (30ª ronda). O Kabuscorp do Palanca recebe o Petro Atlético de Luanda e em seguida desloca-se ao terreno do Progresso do Sambizanga.
A formação da vila do Calulo venceu a maior competição futebolística do país consecutivamente nas edições de 2011 e 2012 com Zeca Amaral como treinador, e agora com Miller Gomes. O Kabuscorp é o campeão destronado.