Decorre anualmente, de Setembro a Maio, na pequena vila de Taiji, no Japão o massacre de golfinhos e baleias. Todos os anos milhares de golfinhos e baleias são brutal e cruelmente assassinados, todo o processo de captura até à matança é absolutamente chocante e desumano.
Os animais são cercados pelos barcos de pescadores que se posicionam estratégicamente e através de barreiras de som que os desorientam vão sendo empurrados para a pequena e estreita lagoa onde são presos. Ali ficam, desorientados, desesperados, presos, por vezes por alguns dias. Destes golfinhos e baleias capturados os melhores exemplares são escolhidos e comprados pelos grandes oceanários, que chegam a pagar até 200.000 doláres americanos, por animal, os restantes são assassinados, uns atrás dos outros vão sendo mortos através de golpes de arpão, a pequena lagoa fica assim manchada de sangue.
Enquanto uns vão sendo mortos, os outros vão desesperando à espera da sua vez. Ali a morte é certa, e quando o dia termina antes de conseguirem assassinar a todos, os poucos que ali ficam, ficam a nadar num mar de sangue!!! A carne é utilizada para consumo humano, apesar das inúmeras evidências da carne de golfinho ser imprópria para consumo humano devido à elevada concentração de mercúrio que acumulam. A carne é muitas vezes vendida fazendo se passar por carne de baleia, que apresenta um preço de mercado mais elevado.
É das cenas mais cruéis de se ver e ouvir, e existem várias imagens chocantes de toda a matança, incluindo o filme “The cove” que retrata exactamente o que se passa…vários são os voluntários que se deslocam todos os anos para pacificamente e em silêncio protestar contra esta matança, são chamados os Guardiões da Enseada, e ali permanecem incansáveis e firmes durante toda a época da matança.
Apesar dos fortes e contínuos protestos a nível internacional que o Japão tem arrogantemente ignorado por completo, este ano não é excepção, e o massacre iniciou oficialmente no passado dia 1 de Setembro. O Governo do Japão defende que esta prática é uma herança cultural, e sabese que é uma enorme fonte de receitas pela venda de animais aos oceanários e finalmente pela venda da carne de golfinho.
Não podemos ficar indiferentes a este tipo de crueldade, ou a qualquer tipo e forma de crueldade, não podemos deixar que permanecem a pretexto da tradição e da cultura. Chega de hipocrisia, é preciso que parem de justificar barbaridades em nome da cultura e da tradição, era suposto termos evoluído ao longo destes últimos anos.
Todos os dias estamos expostos a tanta miséria humana, tanta pobreza, tanta maldade, que por vezes vamos nos sentindo adormecidos, indiferentes, sem energia para lutar mais, para continuar a lutar pelo que é justo, pelo que é certo, pelos direitos das pessoas, do ambiente, dos animais, afinal estamos todos juntos neste planeta, e só temos este planeta.
É preciso acordar, é preciso assumir que estas lutas são nossas, de todos nós e não de uns e outros. É mais fácil fingir que não existe, é mais fácil não ver, não saber o que se passa, é mais fácil neste caso dizer, que está tão longe de nós e as pessoas precisam de comer, então porque não matar uns golfinhos???
Moçambique já tem tantos problemas para quê que vamos nós buscar ainda mais problemas e tão longe de nós? É mais fácil passar ao lado de um grupo de meninos de rua e dizer a nós mesmos que só não vão para casa porque são marginais, porque preferem a vida na rua…a quem estamos a querer enganar?
Somos apenas mais uma das inúmeras espécies que partilha este planeta, a pior de todas, mas apenas uma delas, temos que ter consciência sim do que se passa à nossa volta, e temos o dever de lutar por um mundo melhor para todos, para todas as espécies.
Se mesmo assim, depois de ler esta breve nota, a indiferença permanecer, então sugiro que gastem alguns minutos e vejam na internet algumas das imagens chocantes sobre o massacre em Taiji…depois disso, não acredito que seja possível permanecer na indiferença…
Existem várias formas de participar nas várias campanhas e protestos a nível global para parar com esta matança, desde boicote a produtos japoneses à assinatura e divulgação das várias petições a decorrer. Veja os seguintes links:
http://www.opsociety.org/issues/dolphinslaughterintaiji
http://www.seashepherd.org/coveguardians/ latestnews. html
http://www.seashepherd.org/dolphins/taijidolphins. html
http://www.petitiononline.com/golfinho/petition.html
http://savejapandolphins.org/takeaction/ signthepetition
http://www.thepetitionsite.com/3/stopthedolphinslaughter/