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Reclamação: fornecimento irregular de água na vila de Boane

Bom dia, Jornal @Verdade. Sou morador da Vila de Boane, prefiro usar o anonimato para pedir que reportem o drama que se vive nesta vila no que concerne ao abastecimento de água. Esta tem sido muito irregular embora o sistema montado pelo Fundo de Investimento e Património do Abastecimento de Água (FIPAG) seja recente.

As novas ligações foram efectuadas nas semanas transactas e esperávamos que tivéssemos o fornecimento do precioso líquido de forma regular e sem nenhuma interrupção, o que não passou de apenas um sonho para a população beneficiária.

Nas nossas torneiras a água só jorra durante quatro horas, ou seja, das quatro da madrugada as oito horas da manhã, obrigando que as pessoas interrompam o sono e muito cedo se levantem para garantir que não lhes falte este precioso líquido nos seus reservatórios.

Como moradores, o que mais nos revolta é que pagamos as taxas mensalmente mas não temos água. Só temos quando o FIPAG acha conveniente.

Isso é um roubo das nossas poucas economias. Como é que podemos desenvolver desta forma se sofremos com o nosso dinheiro? Isso demonstra falta de responsabilidade por parte daquela empresa concessionária da água no país.

Acho que aquela empresa devia esclarecer a todos moradores sobre o que está a acontecer, uma vez que reconhecemos que podem estar a existir algumas limitações para fornecer da água 24 horas por dia.

A minha inquietação é a seguinte: quando é que o sofrimento que estamos a passar vai terminar? Pedimos que eles clarifiquem o que está a acontecer e que haja justiça no fornecimento da água porque da forma que está a acontecer está a deixar a população agastada.

Resposta

O @Verdade deslocou-se à sede do FIPAG, na cidade de Maputo, onde falou com o assessor de Imprensa daquela instituição, Azael Moiana. Este disse que o plano de acção daquela empresa passa por abastecer o precioso líquido 24 horas por dia, pelo que se os residentes da Vila de Boane sofrem restrições, algo pode ter sucedido por razões técnicas e não propositadas.

No outro desenvolvimento, Azael Moiana afirmou que o FIPAG não tem conhecimento do problema reportado por um dos residentes daquela vila. A preocupação ainda não foi exposta pela população afectada, até porque são raras as situações desta natureza.

O FIPAG fornece água à população daquela vila sem interrupção. Mas acredito que se eram obrigados a acordar durante à noite para acarretá-la, então deve ter sido nos dias em que se encontravam no terreno equipas a trabalhar para melhoria do serviço prestado através da expansão da rede de abastecimento deste precioso líquido, abrangendo mais clientes, reabilitação de infra-estruturas e melhoria do próprio sistema.

Azael Moiana disse que os consumidores devem ficar tranquilos porque os trabalhos de canalização da água em curso naquele ponto da província de Maputo e em tantos outros visam garantir que os munícipes possam beneficiar-se dela sem restrições. Assim que os mesmos trabalhos estiverem concluídos todos teremos água em tempo útil.

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