Saudações. Venho por este meio apresentar um triste episódio por que algumas pessoas que pretendem tratar o Bilhete de Identidade têm passado nas direcções de Identificação Civil, da cidade e província de Maputo.
Devido à demora que se regista na emissão do Bilhete de Identidade, alguns requerentes deste documento são obrigados a pagar um valor que ronda entre os 200 e 500 meticais para que este seja emitido com celeridade.
Alguns funcionários é que se dão ao luxo de cobrar esses valores. E eu já fui vítima disso. Há seis meses que fui à DIC para tratar, em segunda via, do meu B.I. Disseram-me que, por se tratar de reemissão, para levantá-lo teria de esperar 15 dias. Porém, já passam seis meses e eles só dão voltas.
Um dos funcionários disse-me que para eu ter o meu B.I tinha de pagar 500 meticais, pois o mesmo valor seria repartido com um colega da fábrica onde se produzem os bilhetes.
Este cenário não aconteceu só comigo, há tantos outros requerentes que têm passado pela mesma situação. Os valores cobrados são variáveis, mas o certo é que esta morosidade abre espaço para a corrupção.
O que nós queremos saber é se a demora deriva da fraca capacidade de resposta ou da má-fé dos funcionários.
Resposta
Em relação a este assunto, a nossa reportagem deslocou-se à Direcção Nacional de Identificação Civil (DNIC), que tutela as direcções de Identificação Civil no país, e falou com Tichanisso Mondlane, do Departamento de Repartição Central.
O nosso interlocutor, quando confrontado com as informações acima mencionadas, disse que a instituição não tinha conhecimento do caso. Porém, desencoraja esse tipo de comportamento pois em nada dignifica os serviços de Identificação Civil.
“As pessoas não podem fazer da morosidade na emissão dos Bilhetes de Identidade um pretexto para cobrarem valores ilicitamente aos requerentes. Nós gostaríamos que as vítimas destes episódios viessem até aqui à sede ou fossem às direcções de Identificação para apresentar essas queixas. Caso o façam, devem identificar os seus promotores. É conhecendo os infractores que nós podemos combater este e outros males que ocorrem nas nossas instituições”, afirma.
Entretanto, Mondlane reconhece que há uma grande morosidade na emissão dos Bilhetes de Identidade, daí que para se acabar com as cobranças ilícitas é preciso que o processo em si seja mais rápido.
“A Direcção Nacional de Identificação Civil traçou uma série de medidas a serem aplicadas no sentido de ultrapassar o problema da demora na emissão dos B.I’s”, afirma, sem esclarecer que medidas foram tomadas pela nova direcção, recentemente empossada pelo ministro do Interior, Alberto Mondlane.
2 Responses
Infelizmente,eu tou na mesma situação,tratei dois bilhetes no mesmo dia,pra minhas criança,um bilhete saiu em menos de uma semana,o outro até hoje ainda não saiu,dizem pra aguardar .
Tratei na ronil ,no edifício dos bombeiros.
Boa noite eu tratei BI juntamente com meu filho menor, passados 20 dias recebi mensagem e lá fui quando cheguei, somente levantei o meu, quando questionei disseram-me que devia aguardar porque não era possível tratar 2 BI no mesmo dia, assim devo esperar outro código, estou pendurado pois preciso tratar outros documentos que dependem do BI, isso aconteceu no edifício dos bombeiros