Apesar da volatilidade de preços de petróleo no mercado internacional, a empresa Petróleos de Moçambique (PETROMOC) atingiu resultados operacionais de 1086 milhões de meticais em 2011, correspondentes a um aumento de 184% em relação ao ano anterior.
A situação ficou a dever-se ao aumento da sua capacidade de fornecimento de combustíveis, o que lhe possibilita manter a sua posição de líder no mercado de produtos petrolíferos no país, segundo Nuno de Oliveira, administrador delegado daquela firma.
No mesmo mercado, a empresa detém uma quota de 48%, o equivalente a um incremento de 6% face a 2010.
A posição significa que de cerca de 1,2 bilião de litros de combustíveis que o país importou, em 2011, num valor global de 907 milhões de dólares norte-americanos, a PETROMOC distribuiu sozinha mais de 600 milhões de litros pelo país, de um universo de 11 operadores licenciados.
Até 2014, todos os 128 distritos deverão ter, pelo menos, um posto de abastecimento de combustíveis, segundo Salvador Namburete, ministro da Energia, falando há dias, em Maputo, durante a cerimónia de celebração dos 35 anos da criação daquela empresa que contou com a presença do Presidente da República, Armando Guebuza.