Rebeldes sírios disseram no domingo que capturaram uma base de helicópteros a 15 km ao leste de Damasco, depois de uma batalha durante a noite. Essa seria a segunda instalação militar nos arredores da capital a cair nas mãos dos adversários do presidente Bashar a-Assad, este mês.
Um vídeo na internet, filmado segundo ativistas na base Marj al-Sultan, mostra rebeldes carregando fuzis AK-47 e andando pelas instalações. Uma arma antiaérea pode ser vista posicionada no alto de uma casamata vazia, e um comandante rebelde aparece ao lado de um helicóptero.
“Com a ajuda de Deus, a base aérea de Marj al-Sultan, em Ghouta oriental, foi libertada,” diz o comandante no vídeo. Ghouta Oriental, uma mistura de área agrícola e urbana, tem sido um reduto rebelde há meses.
Ativistas disseram que dois helicópteros foram destruídos durante o ataque, assim como uma estação de radar, e que 15 funcionários foram feitas prisioneiros. Com severas restrições por parte das autoridades sírias com a mídia não estatal, uma verificação independente não foi possível.
Filmagens de sábado à noite mostraram rebeldes disparando foguetes com granadas da base e o que parecia ser um helicóptero em chamas.
Na semana passada, os rebeldes capturaram, momentaneamente, uma base aérea perto do distrito de Hajar al-Aswad, no sul de Damasco, apreendendo armas e equipamentos antes de se retirar para evitar uma retaliação da força aérea de Assad.