Os rebeldes que tentam depor o presidente sírio, Bashar al-Assad, conseguiram pela primeira vez adquirir um pequeno suprimento de mísseis terra-ar, de acordo com uma reportagem da TV norte-americana NBC News.
A emissora afirmou, na noite desta Terça-feira (31), que o grupo rebelde Exército Sírio Livre obteve aproximadamente duas dezenas dessas armas, as quais foram entregues através da fronteira da Turquia, cujo governo islâmico moderado tem pedido com crescente veemência a saída de Assad do poder.
Há indicações de que o governo dos Estados Unidos, que disse opor-se à concessão de armas aos rebeldes, não seria o responsável pela entrega dos mísseis.
Mas algumas fontes do governo norte-americano vêm dizendo, há semanas, que os governos árabes que tentam destituir Assad, incluindo a Arábia Saudita e o Catar, estavam a pressionar pela entrega desses mísseis, que são sistemas de defesa aérea portátil.
Nos últimos dias, as operações aéreas do governo sírio contra os combatentes oposicionistas parecem ter-se intensificado, especialmente na disputada cidade de Aleppo, o que tornou mais urgente a necessidade de os rebeldes obterem mísseis.
Não ficou claro que tipo de míssil portátil foi entregue aos rebeldes, e a NBC não deu detalhes. Esse tipo de armamento pode variar de peças bem primitivas até às altamente sofisticadas.