Forças rebeldes capturaram a cidade de Bir al-Ghanam no sábado, rompendo semanas de impasse nessa frente da guerra civil na Líbia. Eles pretendem avançar à capital, Trípoli, baluarte do líder Muammar Khaddafi localizado cerca de 80 quilômetros ao norte.
As forças de Khaddafi lançaram foguetes Grad contra postos rebeldes de um pequeno acampamento no deserto, e rebeldes revidaram com foguetes e metralhadoras. Gaddafi diz que os rebeldes são ratos e criminosos inspirados pela Al Qaeda.
Uma densa fumaça branca estava emergindo de Bir al-Ghanam durante os combates. Forças de Khaddafi estão espalhados num bosque próximo de Bir al-Ghanam e voltaram algumas vezes à cidade para realizar missões de reconhecimento.
Os insurgentes dizem que pretendem atacar forças do governo que estão controlando a cidade próxima de Zawiyah, localizada 50 quilômetros a oeste de Trípoli e a cidade de origem de muitos dos rebeldes que estão participando dos combates no deserto.
Reforços rebeldes em jipes e armas anti-aéreas estavam a chegar a Bir al-Ghanam, onde as forças de Khaddafi mantinham pressão.