Os rebeldes derrubaram um helicóptero do Exército sírio que bombardeava um bairro de Damasco, esta Segunda-feira (27), à medida que novos confrontos pesados entre rebeldes e tropas leais ao presidente Bashar al-Assad explodiram na capital, disseram testemunhas. A televisão estatal síria disse que um helicóptero havia caído em Damasco, mas não forneceu mais detalhes.
As testemunhas disseram que o helicóptero foi consumido pelas chamas depois de ter sido atingido por um projéctil durante um tiroteio no bairro de Jobar e depois caiu num distrito próximo, Qaboun.
Imagens de vídeo dos activistas mostraram o helicóptero em chamas a cair com um rastro de fumaça, enquanto podia-se ouvir ao fundo os rebeldes no chão a gritarem que “Deus é o Maior”.
“Ele estava a sobrevoar a parte leste da cidade e a disparar a manhã inteira. Os rebeldes estavam a tentar atingi-lo por cerca de uma hora, e finalmente conseguiram”, disse à Reuters um activista na região, que disse chamar-se Abu Bakr, pelo Skype.
Confrontos pesados aconteceram na periferia do leste da capital depois da queda do helicóptero, afirmaram os activistas.
Os helicópteros do Exército começaram a lançar mísseis e disparar com metralhadoras, Domingo (26), em Jobar, Zamalka e Irbin, bairros da classe trabalhadora sunita muçulmana, nas redondezas da parte leste da cidade.
Os rebeldes na região têm lançado ataques de guerrilha contra as forças de Assad na periferia e nos bairros vizinhos em Damasco, levando a rebelião de 17 meses ao centro do governo nos últimos meses.
“O Exército de Assad retaliou ao prender arbitrariamente 100 pessoas em Jobar. Os helicópteros lançaram avisos aos habitantes para entregarem pessoas que o governo descreve como terroristas ou irão encarar aniquilação”, disse um comerciante que vive na região, Abu Omar, à Reuters, por telefone.