Os rebeldes sírios capturaram uma base de artilharia do Exército na província produtora de petróleo no leste do país Deir al-Zor, esta Quinta-feira (22), enfraquecendo o controle do presidente Bashar al-Assad na estratégica região que faz fronteira com o Iraque, informaram várias fontes da oposição.
“A base militar de Mayadeen caiu às 8h30”, disse o membro do Conselho Revolucionário Militar da província, Abu Laila, à Reuters.
Ele disse que 44 combatentes rebeldes foram mortos durante o cerco à base. “Todo o interior, desde a fronteira iraquiana, e ao longo do Eufrates, até a cidade de Deir al-Zor, está sob controle dos rebeldes.”
A captura da base segue a de um aeroporto militar a 80 quilómetros a sudeste da fronteira iraquiana, semana passada. Os rebeldes invadiram diversas bases no norte e no centro do país, indicando uma crescente força militar, de acordo com as fontes da oposição e diplomatas.
Porém, nenhuma grande cidade está nas mãos da oposição e o poder aéreo de Assad garante que o domínio dos rebeldes em muitas partes do país continue ténue.
As tentativas de unificar o comando rebelde tiveram pouco progresso. O líder tribal da província, Sheikh Nawaf al-Bashir, disse que a queda de Mayadeen deixa Assad com três grandes bases militares restantes sob seu controle na região.
A estrada principal para o Iraque, desde a periferia da cidade até a travessia da fronteira em Albu Kamal, está agora sob domínio dos rebeldes, disse.