Cerca de trinta representantes de empreiteiros, entre nacionais e estrangeiros, realizaram, recentemente, uma visita técnica à Estrada Nacional Número Um (EN-1), no troço Gorongosa-Caia, entre os quilómetros 84 e 168, na província de Sofala, no âmbito do processo de licitação correspondente à Fase I do projecto de reabilitação daquela rodovia.
Este troço faz parte dos cinco que compõem o projecto de reabilitação de um total de 508 quilómetros. As obras da Fase I, orçadas em 400 milhões de dólares norte-americanos, são financiadas pelo Banco Mundial e estão inseridas num programa estratégico de modernização de infra-estruturas rodoviárias, que tem como objectivo melhorar a transitabilidade e a segurança rodoviária, além de contribuir para a integração sócio-económica regional.
A visita dos empreiteiros, ao troço a ser intervencionado, constitui um dos requisitos obrigatórios do concurso e visa proporcionar aos concorrentes um entendimento detalhado sobre a empreitada. Durante a visita, os empreiteiros tiveram a oportunidade de examinar as possíveis câmaras de empréstimos de materiais/inertes e outros elementos técnicos essenciais para a preparação das propostas técnicas e financeiras, alinhadas com o estudo conceptual do projecto.
Importa realçar que, em Agosto último, o ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Mesquita, anunciou o lançamento do concurso público para a reabilitação da EN-1 tendo, na ocasião, realçado a importância do cumprimento rigoroso de todos os requisitos técnicos e regulamentares, para garantir a qualidade e durabilidade das obras.
Foi nesse sentido que foi realizado, em Gorongosa, um workshop sob o lema “Programa de Estradas Seguras para a Integração Sócio-Económica (SRSEI)”, que visava fornecer aos empreiteiros informações detalhadas sobre os Contratos Baseados em Resultados e Desempenho (OPRC). No evento, foram abordados os procedimentos técnicos e financeiros para a elaboração de propostas que atendam aos padrões estabelecidos.
As propostas deverão ser submetidas até ao dia 1 de Novembro de 2024 e o cumprimento integral dos requisitos técnicos será fundamental para a selecção dos empreiteiros que irão executar este projecto de grande relevância para o País. Até ao final do corrente ano, deverão ser lançados mais três lotes da Fase I.