O Quénia domina o quadro de medalhas no quarto dia da competição, esta terça-feira, no Mundial de Atletismo de Beijing, na China. Com duas medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze, o Quénia lidera diante dos 19 outros países que integraram até agora o quadro de medalhas.
Três outros países africanos, designadamente, Eritreia (oitava ex-aequo com a Colômbia e a Espanha com uma medalha de ouro), Etiópia (11º ex-aequo com a China com duas medalhas de prata) e Uganda (16º ex-aequo com França, Cazaquistão e Letónia com uma medalha de bronze), figuram igualmente no quadro.
Segunda-feira, o Quénia obteve duas medalhas de ouro nos 10 mil metros femininos e três mil metros da corrida de obstáculos em masculinos para liderar a classificação. Obteve ainda duas medalhas de prata nos 10 mil metros masculinos e três metros de corrida de obstáculo em masculinos, bem como duas medalhas de bronze nos 10 mil metros masculinos e três mil metros de corrida de obstáculo.
A medalha de ouro da Eritreia provém da maratona masculina corrida na primeira jornada desta competição prevista para nove dias. As medalhas de prata da Etiópia foram conquistadas na maratona masculina e nos 10.000 metros femininos, enquanto o Uganda obteve a sua medalha de bronze na maratona masculina.