Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

ADVERTISEMENT

Quando as grandes tempestades passaram, a onda de telecomunicações da Movitel manteve-se firme

movitel-tempestades

Moçambique é um belo país tropical banhado pelo Oceano Índico ao longo dos seus mais de 2700km de costa: um destino de eleição para turismo e ao mesmo tempo um desafio por ser extremamente susceptível à ocorrência de calamidades naturais como ciclones e inundações. De acordo com o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades a vulnerabilidade a desastres resulta da sua localização na foz de nove rios internacionais, a longa extensão do território nacional localizado na zona de convergência intertropical sujeita a perdas e ganhos excessivos de humidade, a extensa zona costeira que sofre de ciclones tropicais, e a existência de zonas de actividade sísmica activa.

Na última década, a Movitel não só́ se estabeleceu como um gigante das telecomunicações, mas também demonstrou um compromisso notável com a responsabilidade social, particularmente no contexto de desastres sociais. A resposta da empresa as crises reflecte um profundo sentido de compaixão, resiliência e uma dedicação genuína para aliviar o sofrimento das comunidades afectadas. Durante os desastres naturais, a comunicação eficaz é muitas vezes uma tábua de salvação para as comunidades afectadas, a Movitel tem estado na vanguarda do fornecimento de serviços de comunicação de emergência rápidos e fiáveis, garantindo que as pessoas possam ligar-se aos seus entes queridos, aos serviços de emergência e ao mundo exterior.

Porque o seu compromisso com o povo Moçambicano sempre foi o de estar em todo lugar a todo momento , a Movitel esteve lá, em 2019 quando o ciclone Idai e Kenneth devastaram as províncias da Zambézia, Sofala, Manica, Tete e Inhambane afectando cerca de 2.5 milhões de Moçambicanos, a robusta infraestrutura de telecomunicações da empresa provou ser fundamental para manter a conectividade mesmo nas circunstâncias mais difíceis, tendo a empresa restabelecido prontamente a comunicação nas regiões afectadas e disponibilizado na capital provincial de Sofala, 20 mil unidades de cartões com 20 meticais de crédito, para permitir que os cidadãos que eventualmente perderam os seus telemóveis estivessem contactáveis.

Na mesma senda a Movitel mostrou-se solidaria com a população afectada pelo ciclone, tendo procedido com a doação de mais de 3000 kits de alimentos, totalizando mais de 30 toneladas de bens alimentares demonstrando o comprometimento e o compromisso com seus clientes e todo o povo moçambicano. 2023 foi sem sombra de dúvidas um dos anos mais desafiadores no que diz respeito as intempéries e a resiliência e a capacidade do povo moçambicano de resistir e superar as dificuldades apresentadas pelas difíceis condições climáticas que se fizeram sentir um pouco por todo país durante o ano. No mês de Fevereiro a região sul, em particular a província de Maputo foi assolada por cheias que deixaram sem abrigo cerca de 13 mil famílias, e foi sob o lema Todos por Boane” que a Movitel doou cerca de 4.5 toneladas de alimentos incluindo arroz, farinha de milho, óleo, água, açúcar, feijão, produtos de higiene pessoal, roupas diversas com vista a amenizar o sofrimento das famílias afectadas.

Em Março de 2023 o centro do país foi afectado pelo ciclone Freddy com ventos de 148km/h e rajadas até a 213km/h com chuvas intensas, tendo causado danos materiais avultados e desalojado cerca de 234,105 famílias e causado cerca de 173 óbitos nas províncias da Zambézia, Sofala, Manica, Tete e Niassa. No meio da devastação, a Movitel, manteve-se firme. A operadora disponibilizou serviços de voz e SMS gratuitos às vítimas do ciclone, permitindo que as pessoas pudessem manter contacto com os seus familiares e amigos, bem como obter informações sobre a situação atual. A Movitel também doou cerca de 8 toneladas em bens e produtos não perecíveis à população afectada pelo ciclone na província da Zambézia. Os bens essenciais doados pela Movitel também foram fundamentais para ajudar as famílias a sobreviver às condições adversas, a atuação da empresa durante o ciclone Freddy é um exemplo de como as telecomunicações podem ser uma ferramenta importante para a comunicação e a recuperação em situações de emergência.

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *