Um grave tumulto em Gênova causou a interrupção da partida Itália x Sérvia e ofuscou o restante da jornada de terça-feira nas eliminatórias para o Campeonato Europeu de Futebol de 2012, em que Espanha, Alemanha e Holanda mantiveram 100 por cento de aproveitamento.
Com apenas seis minutos de jogo em Gênova, rojões atirados por torcedores sérvios levaram o árbitro escocês Craig Thomson a interromper a partida válida pelo Grupo C, que já havia começado com 35 minutos de atraso.
O guarda-redes sérvio Vladimir Stojkovic desistiu do jogo, aparentemente depois de ter sido verbalmente agredido pela sua própria torcida a caminho do estádio. Antes do pontapé inicial, numa atmosfera já hostil, os italianos vaiaram o hino nacional da Sérvia.
Em partidas mais tranquilas, a campeã mundial Espanha venceu a Escócia por 3 x 2 pelo Grupo I. David Villa marcou de pênalti seu 44o golo pela “Roja”, igualando-se assim ao recordista Raúl.
A Holanda goleou a Suécia por 4 x 1 no Grupo E, e abriu uma vantagem de três pontos após quatro jogos. Klaas-Jan Huntelaar e Ibrahim Afellay marcaram dois golos cada.
A Alemanha também manteve aproveitamento total, após vencer o Cazaquistão por 3 x 0 fora de casa. Miroslav Klose soma seis golos em quatro jogos, e os alemães lideram o Grupo A por cinco pontos.
Pelo Grupo G, a Inglaterra empatou sem gols com Montenegro, que continua líder com dez pontos em quatro jogos – quatro à frente da Inglaterra, com um jogo a menos. Os montenegrinos ainda não sofreram golos nas eliminatórias.
No Grupo D, a França venceu Luxemburgo em casa, 2 x 0, e já soma três vitórias consecutivas após a surpreendente derrota na estreia contra Belarus.
A maior surpresa da jornada vitimou a Turquia, que perdeu a 1 x 0 do Azerbaijão, pelo Grupo A. No mesmo grupo, em Bruxelas, a Áustria conseguiu nos descontos empatar a partida em 4 x 4, resultado que coloca os austríacos em segundo lugar no grupo, atrás da Alemanha.
Pelo Grupo E, a Hungria venceu a Finlândia por 2 x 1, enquanto a Irlanda do Norte, depois de se animar com um empate contra a Itália, não conseguiu passar pelo fraco time das Ilhas Faroe, ficando no 1 x 1.
A selecção de Portugal somou a segunda vitória consecutiva no Grupo H, vencendo na Islândia por 3 a 1, e saltou para o segundo lugar da classificação, atrás da Noruega. Cristiano Ronaldo, Raul Meireles e Hélder Postiga mostraram poder de fogo para ultrapassar o gelo islandês.