Moçambique goleou esta terça-feira as Ilhas Comores por 4 bolas a 1, em jogo da 2ª mão da pré-eliminatória da zona africana de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2014. Com esta vitória, e o agregado de 5 bolas a 1 nas duas eliminatórias, a nossa selecção nacional de futebol apurou-se para a fase de grupos de Qualificação para o Mundial do Brasil.
Domingues de livre directo inaugurou o placar no minuto 26 da primeira parte. Depois Zainadine Júnior calgou a lateral direita e cruzou para o segundo poste onde um companheiro cabeceou para o poste e na recarga Jerry fez o 2 a 0.
Sem a pressão do marcador os mambas voltaram do descanso e fizeram uma espectacular 2ª parte, primeiro Whisky rematou seco para o 3 a 0, depois de um cruzamento da direita e um corte defeituoso da defesa comoriana.
Embalados com a goleada os nossos jogadores relaxaram e abriram espaço na sua defesa permitindo às Comores reduzirem para 3 a 1, a passagem do minuto 71. Muitas culpas para o guarda-redes Kampango que não segurou um cruzamento fácil e depois a defesa deixou um comoriano cabecear livre marcação.
Depois um dos melhores momentos da noite, no estádio nacional do Zimpeto. Em jogo de estreia o jovem Clésio, 17 anos, combinou na direita com Zainadine Jr. os dois progridiram no relvado, o defesa do Desportivo correu até a linha lateral cruzou, como só ele sabe, e no centro da àrea Clésio reaparece e, com a testa, empurrou a bola para fazer a goleada final 4 a 1.
O caminho até o Brasil
Com este triunfo a nossa selecção entra para a fase seguinte da qualificação para o Mundial de 2014, enquadrada no Grupo G juntamente com as selecções do Egipto, Guiné e Zimbawe. Os vencedores de cada grupo avançam para uma terceira ronda qualificativa, onde irão posteriormente disputar uma eliminatória a duas mãos. Os cinco vencedores ficam apurados para o Mundial.