A selecção nacional de futebol recebe, no sábado (20), na cidade da Beira, a sua congénere das Ilhas Seychelles em partida da primeira eliminatória de acesso ao Campeonato Africano de Futebol envolvendo jogadores que actuam nos campeonatos internos, CHAN. A equipa técnica e os jogadores estão confiantes na obtenção de um bom resultado, que lhes permita encarar o jogo da segunda mão com tranquilidade.
Depois do, inesperado, desaire no embate frente ao ruandeses, na primeira jornada de acesso ao CAN2017 que será realizado no Gabão, a selecção nacional de futebol prossegue com a preparação para a primeira eliminatória de acesso ao CHAN, competição que vai ser disputada no próximo ano no Ruanda.
De acordo com o seleccionador interino, Mano – Mano, o combinado nacional vai entrar no relvado do Caldeirão do Chiveve com o claro objectivo de vencer de modo a encarar a segunda mão com alguma tranquilidade.
“Tivemos um resultado negativo na última partida, embora o jogo do próximo sábado seja para uma outra competição. Diferentemente do que fizemos com o Ruanda, queremos voltar ao caminho das vitórias. Vamos usar todos os recursos que temos à nossa disposição para lutarmos pelo triunfo. Na caminhada para a edição passada goleámos as Ilhas Seychelles, por 5 a 0, mas temos que esquecer o passado e focar-nos apenas no presente”.
Para esta partida, o “interino” aumentou apenas dois jogadores, Dito e Mário, na lista que fora elaborada por João Chissano que foi demitido do cargo do seleccionador nacional depois da derrota ante o Ruanda.
Por seu turno, Renildo apoiou a ideia de o jogo se realizar no Chiveve e declarou que os jogadores vão dar o melhor de si para ganharem o embate. “ Os adeptos beirenses vivem intensamente os confrontos e há anos que esperavam por uma partida da seleção no Chiveve. A Federação Moçambicana de Futebol tomou uma decisão sábia ao marcar o embate para o Caldeirão de Chiveve. Queremos vencer na nossa casa para encararmos o jogo da segunda mão com tranquilidade”.
Já Gildo, outro atleta que actua no Ferroviário da Beira, foi parco nas palavras. “ O povo da Beira apoia as suas equipas desde o primeiro até ao último minuto e no embate de sábado será a mesma coisa. Vamos defrontar um grande adversário que fará de tudo para contrariar o nosso favoritismo; porém, lutaremos para alcançarmos um resultado positivo”.
Importa referir que Moçambique estreou-se na fase final do CHAN em 2014 e terminou a fase de grupos com três derrotas em igual número de jogos.
Eis a lista dos jogadores convocados:
Guarda-redes – César Machava (Costa do Sol) e Joaquim (Liga Desportiva;
Defesas – Chico, Edmilson (Ferroviário de Maputo), Norberto (Ferroviário de Nacala), Kito (Liga Desportiva), Dito e Gerson (Costa do Sol);
Médios – Diogo (Ferroviário de Maputo), Momed Hadj, Zé Luís (Liga Desportiva), Ussama (Costa do Sol), Cremildo (HCB de Songo), Gildo e Reinildo (Ferroviário da Beira);
Avançados – Mário (Ferroviário da Beira), Isac (Maxaquene), Luís (HCB de Songo) e Parkim (Costa do Sol).