Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Qualificação CAN 2017: “Jogamos em casa e temos a obrigação de ganhar o jogo”, selecionador nacional de futebol

A selecção nacional de futebol recebe no domingo (14), em Maputo, o Ruanda em partida referente à primeira jornada do grupo H de apuramento ao Campeonato Africano das Nações (CAN) de 2017. “Jogamos em casa e temos a obrigação de ganhar o jogo”, assume João Chissano, o seleccionador, que se recorda de que no apuramento para o CAN de 2015 “perdemos cinco pontos em casa”.

As contas são fáceis, enquanto não começam as partidas, somar 9 pontos em casa e “roubar” pelo menos 3 pontos quando for visitar o Ruanda, Gana ou Maurícias.

Por isso, de acordo com João Chissano, os “Mambas” vão entrar no relvado renovado do Estádio Nacional de Zimpeto para conquistar os três pontos, mas respeitando o seu rival que é uma grande equipa, apesar da 92ª posição que ocupa no ranking da FIFA.

“Não podemos embandeirar em arco porque o Ruanda é um grande adversário e, neste embate, estará na máxima força. Vamos lutar com todas as armas que temos à nossa disposição para começarmos esta caminhada com um triunfo”.

E para o jogo de domingo existirão algumas armas novas pois os experientes Miro, Simão Mathe e Dário Khan não foram convocados.

“Se tiverem notado, o Simão não fez o último jogo do campeonato espanhol, pelo seu clube, Levante, por causa de problemas físicos. Já ano passado, por estas alturas, estava também indisponível por questões do género. Ele diz e nós acreditamos porque é verdade, que tem um ligeiro aumento de massa quando pára por uma ou duas semanas, sendo que actualmente está parado há três semanas. O Miro e o Dário Khan não foram chamados por opção técnica”, explicou o seleccionador nacional que entretanto conta com a estrela maior do nosso futebol, apesar de este não jogar no seu clube.

“O Dominguês poderá não se apresentar no seu melhor nível. Ele não jogava no seu clube devido a problemas administrativos, mas, apesar de não ter sido opção no decorrer da época finda, treinava sempre com os colegas; por isso, decidimos convocá-lo para este jogo”.

Uma “arma” que poderá estrear-se é o lateral esquerdo Ronny Marcos, de 22 anos de idade, que joga no principal Campeonato da Alemanha.

“O povo moçambicano terá a oportunidade de ver o Ronny Marcos a jogar. Não convocámos o Miro porque o Ronny, desta vez, mostrou-se disponível em vestir a camisola do combinado nacional. Ele será titular no jogo do próximo domingo”.

O jovem lateral que nasceu em Oldenburg, filho de moçambicanos, naturalizou-se moçambicano em 2013, ano em que se estreou pela equipa principal do Hamburgo desde Janeiro na Bundesliga.

A caminhada para a fase final do CAN de 2017 começa às 15 horas e será arbitrada por um trio da República Democrática do Congo liderado por Jean-Jacques Ndala Ngambo e terá como assistentes Olivier Kabene e Daddy Diassiwa.

A contar para o mesmo grupo o Gana recebe, também no domingo, em Accra, as Ilhas Maurícias.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts