Cabo Verde goleou este sábado São Tomé e Príncipe por 7 a 1, no jogo de abertura do Grupo F de qualificação para o Campeonato de África das Nações (CAN), a disputar no próximo ano no Gabão. Com este resultado, Cabo Verde assume a liderança do Grupo F de qualificação para o CAN de 2017, embora em igualdade pontual com Marrocos, que recebeu e venceu, sexta-feira, a Líbia por 1 a 0.
Trata-se da maior goleada da história da selecção cabo-verdiana nas competições africanas em que, até agora, tinha obtido os resultados mais expressivos frente à Guiné Equatorial (5 a 0) e Madagáscar (4 a 0).
Na partida disputada na tarde deste sábado, no Estádio Nacional da cidade da Praia, os “Tubarões Azuis” chegaram ao intervalo a vencer por 4 a 0, com golos de Djanini, aos 10 minutos; Nuno Rocha, de grande penalidade, aos 16; Garry Rodrigues e Odair Fortes.
O tento de honra dos “Papagaios”, como é conhecida a selecção de São Tomé e Príncipe, surgiu logo nos minutos iniciais da segunda parte, em resultado de uma distracção do defensor Calu, que foi bem aproveitada por Luís Leal, único jogador são-tomense a jogar fora do país.
No entanto, o capitão dos “Tubarões Azuis”, Babanco, de penálte, repôs a diferença ao fazer o 5 a 1, tendo a goleada ganhado contornos mais expressivos com os tentos de Djanini, que ‘bisou’, aos 72 minutos, e de Júlio Tavares, dois minutos depois.
Na segunda jornada, marcada para 05 de Setembro, Cabo Verde vai defrontar a Líbia, provavelmente num terreno neutro, devido à instabilidade política e militar neste país da África do Norte, enquanto Marrocos viaja até São Tomé e Príncipe para defrontar os Papagaios.