Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Qualidade de ensino melhora em Murrupula

Muitos jovens vão ficar sem estudar

O processo de ensino e aprendizagem no distrito de Murrupula está a conhecer melhorias significativas mercê da construção recente de cinco novas escolas primárias completas, com material convencional pelo governo, as quais, entretanto, acabam de beneficiar de 500 carteiras doadas pela Visão Mundial, que implementa, entre outros, um projecto direccionado ao desenvolvimento do sector de educação como chave para a elevação da qualidade de vida das populações locais.

Dados em nosso poder referem que as crianças que frequentam as escolas primárias completas de Nathepo, Muhiua, Naphaco, Nacocolo e Mulhaniua sentavam-se no chão enquanto recebiam as aulas dos professores, que, por seu turno, não tinham secretárias para depositar o seu material didáctico enquanto leccionavam.

Segundo Cardoso Maricoa, director da EPC de Nacocolo, os alunos sentem-se mais motivados desde que passaram a estudar sentados nas carteiras e no interior de salas de aula que oferecem o conforto necessário para que o processo de ensino e aprendizagem decorra com normalidade e que influencie o bom aproveitamento pedagógico.

Ailton Muchave, gestor na Visão Mundial do projecto de desenvolvimento do posto administrativo de Nihessiue, em Murrupula, destacou que duas novas escolas, com quatro salas de aulas cada e um gabinete para o director, serão construídas pela sua organização, ainda no decurso deste ano, nas localidade de Lepa e Muhiua.

Ainda em Muhiua, um bloco composto por três salas de aulas será reabilitado no quadro de um programa daquela organização internacional, visando apoiar o governo a melhorar as condições de ensino e aprendizagem no distrito de Murrupula. E, também com fundos da Visão Mundial, foi pintada em Naquetho, uma Escola Primária Completa.

A Visão Mundial investiu, também, um montante estimado em 14 milhões de meticais no posto administrativo de Nihessiue para financiar projectos de Educação e relacionamentos com a reabilitação do Centro de Saúde local, abastecimento de água e prevenção ao HIV-SIDA.

Ainda na componente da educação, há a destacar o apoio disponibilizado pela Visão Mundial em material escolar para os alunos, como forma de superar as limitações financeiras que seus pais e encarregados de educação enfrentam para a aquisição dos mesmos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts