O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, vai nesta segunda-feira(19) à Assembleia da República apresentar o seu segundo Informe sobre o Estado da Nação.
O @Verdade quer saber do povo moçambicano qual é o Estado da Nação real? Responda através do Whatsapp 843998634 ou envie um Email para averdademz@gmail.com e, além de dizer se o ano de 2016 foi bom ou mau, justifique a sua resposta.
O ano passado não satisfatório mas também não foi mau para o Chefe de Estado que em vez de responsabilizar os sucessivos governos do seu partido pelos problemas que Moçambique na altura enfrentava apontou o dedo aos doadores estrangeiros e às calamidades naturais.
No ano que está prestes findar, já apelidado de “atípico” a seca deverá também ser responsabilizada por parte da situação que vivemos.
Os doadores que cortaram o seu apoio ao Orçamento de Estado poderão ser novamente apontados como vilões embora as dívidas da Proindicus e da MAM tenham sido contraídas pelo Executivo da Frelimo liderado por Armando Guebuza e onde Filipe Nyusi era ministro.
O partido Renamo deverá ser outro culpado pelos nossos males, embora quem tenha gasto, e continue gastar, milhões em armamento seja o Governo de Guebuza e Nyusi.
“Chegou o momento de escolhermos onde queremos estar nos próximos anos. Chegou o momento de escolhermos que País queremos deixar como herança para os nossos filhos e netos. Muito desse legado nasce das decisões políticas e económicas que fizermos hoje” dizia em Dezembro de 2015 o Presidente de Moçambique.
Porém as decisões políticas e económicas que Filipe Nyusi e o seu Governo têm tomado conduziram-nos para as crises política-militar e económico-financeira que estamos a viver!
Será que o Chefe de Estado e presidente do partido Frelimo vai assumir que o Estado da Nação é mau devido a sua governação e da sua formação política?