No decurso da quinta edição do Festival do cinema documentário de Maputo, Dockanema, estreia esta sexta-feira às 16 horas, no cinema Scala o mais recente filme de Chico Carneiro “Nos caminhos do Rei Salomão”.
Um filme que em 63 minutos documenta a viagem de 36 horas do Navio-Motor “Rei Salomão”, que transporta passageiros e carga, entre as cidades de Belém (capital do Estado do Pará no Brasil) e Anajás (no centro geográfico da Ilha do Marajó – a maior ilha fluvial do mundo, na foz do Rio Amazonas).
O documentário retrata a movimentação do porto no dia da partida do barco, a viagem e o cotidiano da tripulação e dos passageiros, a paisagem amazônica, as dificuldades da navegação, os problemas da população ribeirinha, a imparável destruição da floresta amazônica e aspectos da cidade de Anajás –que vive da extração da madeira, do palmito e do açaí, além de deter o maior índice brasileiro de pessoas afetadas pela malária.
“Nos Caminhos do Rei Salomão” é a décima terceira obra cinematográfica de Chico Carneiro, realizador e também fotógrafo, brasileiro que vive na pérola do ìndico há 17 anos.
Com nove músicas compostas especialmente para o filme, pelos compositores paraenses Allan Carvalho e Cincinatto Jr., este filme poderá também ser visto no último dia do Dockanema, no Anfiteatro da Faculdade de Letras da UEM domingo apartir das 14 horas.