A tempestade tropical “Funso” intensificou-se na noite desta segunda-feira, passando da categoria 3 para 4, com ventos de mais de 185 km/h e está a deslocar-se em direcção ao extremo sul do canal de Moçambique.
Devido ao seu raio de acção as províncias de Sofala e Zambézia continuaram a ser afectadas por este ciclone, contudo com chuvas ligeiramente menores às registadas entre sexta-feira e domingo passados.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), depois da passagem desta tempestade tropical pela zona costeira, à norte do país, a zona de convergência inter tropical continuará a afectar o estado do tempo em toda a região norte e nas zonas altas da província de Tete, com períodos de ocorrências de chuvas em regime fraco a moderado.
A previsão do INAM indica para a província de Maputo tempo quente com céu pouco nublado.
Entretanto as províncias de Gaza e Inhambane, particularmente nos distritos localizados na faixa costeira, poderão ser afectados por ventos fortes e chuvas fracas a moderadas em resultado da aproximação da tempestade tropical “Funso” no final da tarde desta terça-feira.