O Facebook anunciou nesta quarta-feira a criação do “Facebook at Work” (Facebook no trabalho), com o objetivo de que os funcionários a utilizem em prol da produtividade. O novo serviço é muito parecido à plataforma original, mas com foco em conectar colegas de trabalho, de um modo semelhante a outras redes profissionais de comunicação.
O Linkedin, por exemplo, a principal rede social profissional, também está a explorar opções para melhorar a sua interface de comunicação e troca de curtidas entre membros de uma mesma organização empresarial, para não perder relevância neste novo nicho.
“Facebook at Work” terá um design de cores diferente para evitar os olhares desconfiados no escritório. Por enquanto, o novo serviço estará disponível apenas para um número limitado de empresas que estão a testar a versão beta antes de o produto ser lançado ao público geral no final deste ano.
Lars Rasmussen, o diretor de engenharia do Facebook, indicou que primeiro a rede social para o escritório será testado em companhias com mais de 100 empregados.
Os funcionários do próprio Facebook utilizaram uma versão próxima ao final durante anos e garantem que os fluxos de trabalho, a coordenação e a eficiência melhoram.
De acordo o diretor, não será necessário que o funcionário tenha uma conta prévia na rede, caso a empresa opte por usar “Facebook at Work”.
Contudo, ainda falta detalhar como o Facebook pretende comercializar ou tirar proveito económico do novo serviço para empresas.