Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Província de Nampula cresceu 10,9 porcento

A província de Nampula, a mais populosa do país, registou, durante o presente ano, um crescimento na ordem de 10.9 porcento e arrecadou pouco mais de 31.9 milhões de meticais de receitas fiscais, contra 35.55 milhões planificados.

No que diz respeito as metas, a província de Nampula, conseguiu cumprir apenas 90 porcento. Este fracasso deveu-se à insuficiência de recursos financeiros para prover algumas necessidades, tais como o melhoramento das vias de acesso para o escoamento e comercialização de produtos agrícolas, fraca cobertura no abastecimento de água potável, baixa cobertura da rede sanitária e escolar, e baixo número de professores e profissionais de saúde.

O outro ponto que ditou o não cumprimento da meta foi a demora verificada no desembolso de fundos por parte de parceiros, o que influenciou negativamente o nível de técnicas de produção com destaque para represas, tanques carrapitas, bombas de irrigação para além de infra-estrutura de armazenamento e de processamento.As áreas que mais se destacaram no crescimento global foram os sectores de Agricultura, Extracção de recursos minerais e Transportes e Comunicações, com 40.3%, 13.1%, 12.5%, respectivamente. Dados constantes do relatório do governo provincial de Nampula indicam que, comparado com o ano passado, a província teve uma crescimento de cerca de 13. 13 mil milhões de meticais.

Segundo o documento, que foi apresentado hoje na décima primeira sessão ordinária do partido Frelimo, que decorre no distrito de Nampula-Rapale, ao nível de produção de culturas alimentares e de rendimento, a meta era de 5.316.957 toneladas, e foram produzidas 5.189.598, o que representa um aumento 98%. Desta quantidade, destacam produtos como a mandioca, soja, gergelim, girassol, algodão, e tabaco. A meta de produção da castanha de caju, foi de 55.115 toneladas, ou seja, foi cumprida em 100 porcento.

Na componente de irrigação a província de Nampula conseguiu irrigar 855 hectares de terra, num total de 220 represas existentes na província, das quais 87 operacionais. No que diz respeito aos projectos de investimento, a província de Nampula 10 dos 15 planeados, o que corresponde a 67%, o que contribuiu para a criação de 242 postos de trabalho num investimento estimado em 6.28 milhões de dólares norte-americanos.O relatório indica ainda que para a Zona Económica Especial de Nacala tinham sido planificados 12 projectos e aprovados 11. como resultado, foram criados 426 postos de trabalho num investimento de 59.93 milhões de dólares.No âmbito dos famosos sete milhões, foram aprovados e financiados 1966 projectos dos 2000 planificados e criados 4.978 postos de trabalho, com destaque para os sectores da agricultura, comércio e a pesca.

Em relação aos reembolsos, estes situam-se nos 6.23%, o que significa que se atingiu 83%, num cumulativo de 44.66 milhões de meticais reembolsados desde a implementação da iniciativa.

Na área das infra-estruturas, foram reabilitados e alargados os troços Rio Ligonha – Nampula e Namialo – Rio Lúrio e espera-se que seja asfaltada a estrada N13 troço (Nampula – Cuamba). Projecta-se também a construção do aeroporto de Nacala, reabilitação e expansão da capacidade da barragem de Nacala, sistema de abastecimento de água da cidade de Nampula, estes dois com um investimento de 90.13 milhões de dólares norte-americanos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!