As descargas da barragem dos Pequenos Libombos, no sul de Moçambique, poderão cortar a única via alternativa que permite a ligação entre os distritos de Boane e Matutuíne, na província de Maputo.
No distrito de Boane as autoridades estão em alerta e a monitorar o caudal do rio Umbelúzi, que já originou o desabamento do tabuleiro de uma ponte sobre o rio.
Entretanto o distrito está com problemas de abastecimento de água potável devido ao rompimento da conduta que transporta o precioso líquido para a região. Nos últimos dias o abastecimento de água potável tem sido garantido por oito carros tanques de o governo local possui.
Magude
No distrito de Magude as populações estão já estão a deixar o centro de acolhimento de emergência devido a descida do nível das águas nas suas zonas de residência. Das pouco mais de duas centenas de pessoas que estavam desabrigadas cerca de uma centena deixou o centro de regresso às suas casas.
Moamba
Pelo menos 700 hectares de culturas diversas estão submersos, e dados como perdidos, no distrito da Moamba. Segundo a Administradora do distrito o sistema de abastecimento de água potável também foi afectado pelas inundações da semana finda, as motobombas ficaram submersas o que impossibilita o bombeamento da água potável.
Um via de acesso ao distrito continua submersa assim como a ponte que liga o distrito através da barragem de Corumana. Entretanto espera-se para breve o retorno a normalidade pois a chuva parou e o caudal do rio está a baixar.