Parlamentares gregos votaram, esta quarta-feira, a favor da abertura do mercado de fretes rodoviários, um dos mais fechados da Grécia, provocando a revolta de dezenas de motoristas de camião. Eles bloquearam duas estradas de acesso à capital, Atenas, e entraram em confronto com a polícia diante do Parlamento.
A polícia anti-distúrbios lançou gás lacrimogêneo contra cerca de 200 manifestantes depois que eles tentaram invadir o Parlamento e atiraram tomates, pedaços de pau, garrafas de plástico e pedras contra o edifício, disse uma testemunha da Reuters.
Os camionistas também bloquearam importantes vias de Atenas após o Parlamento ter dado seu aval preliminar ao projeto, que modifica o sistema de licenças para o serviço de fretes em vigor há décadas no país. Motoristas de camiões já haviam bloqueado estradas do país por seis dias em julho, num protesto contra a nova legislação, e esta semana cerca de 2 mil se manifestaram diante do Parlamento contra o projeto, que atende a uma exigência da União Europeia e do Fundo Monetário Internacional.
Como o mercado de transporte rodoviário do país é restritivo, nenhuma nova licença é emitida há décadas.
A votação final será no fim do dia. Como os socialistas detêm uma maioria confortável no Parlamento, a previsão é que a medida seja aprovada com facilidade.