O director provincial do Turismo de Nampula, Agostinho Zacarias, anunciou a existência, neste momento, de cerca de 40 projectos de exploração turística que aguardam pelo financiamento de cerca de 40 milhões de dólares norte-americanos.
De acordo com Zacarias, grande parte dos referidos projectos estão direccionados à construção de unidades turísticas na cidade de Nampula e na zona costeira de Nacala-Porto. Cujos investimentos serão monitorados a partir da sua construção no sentido de garantir uma maior qualidade à indústria turística na província província.
O nosso entrevistado sublinhou que se pretende, paralelamente, apostar na formação dos respectivos operadores e, consequentemente, imprimir uma acentuada melhoria na prestação de serviços do sector, em conformidade com o programa do Ministério do Turismo denominado “bem servir”.
Segundo, ainda, a mesma fonte, teve já lugar um levantamento de todos os locais dotadas de potencialidades turísticas, nomeadamente Nacarôa, Meconta, Mogincual e Malema, de que resultou a produção de alguns folhetos para a respectiva divulgação aquém e além fronteiras. Agostinho Zacarias realçou, igualmente, o facto da rede do sector turístico que, em 2009, situava-se em 236 estabelecimentos, subiu este ano para 459 unidades, envolvendo empresários nacionais e estrangeiros e proporcionando mais de dois mil postos de trabalho.