Um grupo de empresários chineses perspectiva construir uma fábrica de produção de Cimento no distrito de Magude, província de Maputo, Sul de Moçambique, num investimento de 78 milhões de dólares.
Esta pretensão consta numa notícia da agência “MACAUHUB” sobre a visita de uma delegação de 16 empresários chineses a Moçambique desde a última Quinta-feira, devendo permanecer no país durante 10 dias.
A agência noticiosa não fornece detalhes sobre este projecto da fábrica de cimento, mas trata-se de um investimento de chineses da província de Shandong.
Segundo uma fonte oficial, os homens de negócios chineses que se encontram em Moçambique vão manter encontros com ministros de áreas económicas, incluindo o da Planificação e Desenvolvimento, Aiuba Cuereneia.
Ainda no passado dia 19, esta delegação irá manter alguns encontros com membros do governo, mas estas vão decorrer a porta fechada.
Durante a sua visita ao país, os empresários chineses vão visitar o distrito Municipal da Catembe, uma das poucas zonas ainda não devidamente exploradas na capital moçambicana e que constitui a actual área de expansão da cidade de Maputo.
Igualmente, estes homens de negócio irão visitar os distritos de Magude e Manhiça, na província de Maputo, bem como o distrito de Chókwè, em Gaza, também no Sul do país.
Nos últimos meses, várias missões empresariais chinesas têm visitado Moçambique com o objectivo de identificar e explorar oportunidades de negócios. A China é um dos parceiros estratégicos de Moçambique, tendo nos últimos tempos ocupado lugares de destaque em termos de investimento.