Dez unidades de comercialização do pescado foram estabelecidas na província do Niassa, integrando 40 jovens oriundos dos distritos de Lichinga, Mandimba e Cuamba, no âmbito do Projecto de Promoção da Comercialização Aquícola e Actividades de Formação em Desenvolvimento Empresarial para Jovens em Niassa.
Executada pela Gapi e pela Chicoa Fish Farm, esta actividade faz parte do projecto “Projecta Jovem”, uma iniciativa da Organização Internacional de Trabalho (OIT), em parceria com o Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), focada na criação de “Trabalho Digno para Jovens em Moçambique (DW4YM)” e é financiado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
O projecto tem como prioridade criar mais e melhores oportunidades de emprego para jovens em situação de vulnerabilidade nas províncias de Cabo Delgado, Niassa e Nampula, no Norte de Moçambique, através do desenvolvimento de competências técnicas/vocacionais e empreendedorismo, com um foco no desenvolvimento do agronegócio e investimentos em infraestrutura.
Nesta fase piloto, para esta actividade específica, foram submetidas 138 candidaturas, das quais 87 de homens (63%) e 51 de mulheres (37%), tendo sido apurados 40 candidatos, sendo 21 homens (52%) e 19 mulheres (48%). “Realizámos sessões de capacitação baseadas no módulo de empreendedorismo, tendo, dentre vários conteúdos abordados se destacado tópicos como: marketing, gestão de pessoas, responsabilidade legal da empresa, cálculo de custos e preços, planeamento e gestão financeira, capital inicial e gestão de clientes”, explicou Rui Amaral, director da Área de Capacitação e Consultoria Empresarial na Gapi.
No contexto da capacitação/formação dos beneficiários, foram também realizadas sessões de palestras ministradas pelos técnicos dos Serviços Distritais de Actividades Económicas com o tema “Como e porquê formalizar a minha empresa”.
Paralelamente e ao abrigo das acções de assistência, acompanhamento e monitoria às unidades de negócio, os beneficiários são assistidos e apoiados na formalização, implementação e fortalecimento de parcerias vantajosas, com vista a garantir a materialização e consolidação dos seus negócios. Foram, neste âmbito, estabelecidas ligações de mercado entre as unidades de comercialização e operadores privados (através de assinatura de memorandos).
Para o alcance de maior número de beneficiários, foram realizadas sessões de divulgação directa da actividade junto a Instituições de Ensino (escolas secundárias e técnico-profissionais), associações juvenis, nos principais mercados e nas rádios comunitárias.