O polvo Paul, que ficou famoso por acertar os resultados de oito jogos que “analisou” no Campeonato do Mundo de futebol realizado na África do Sul, morreu, na noite de segunda-feira, no oceanário Sea Life, na cidade alemã de Oberhausen. O molusco, que nasceu em 2008, teve morte natural e será cremado.
De acordo com Stefan Porwoll, diretor geral do oceanário, Paul deverá ser homenageado com um monumento no Sea Life, que transformou-se em atracção turística em Oberhausen por causa da fama do “polvo profeta”. “Ele era muito querido por nós e fará muita falta. Como ele virou celebridade em vida, parece apropriado uma estátua para ele” afirmou o Stefan.
A previsão de Paul funcionava com potes de comida em seu aquário: ele era atraído com mexilhões colocados em dois recipientes iguais adornados com as bandeiras dos países que iriam jogar. Nas oito partidas do Mundial de 2010 que fez o ritual, Paul escolheu a selecção que acabou vencendo (todos os jogos da Alemanha e a final, entre Espanha e Holanda).
O molusco mais famoso do planeta era um polvo comum, da espécie Octopus vulgaris, encontrada no Mar Mediterrâneo e numa faixa do Oceano Atlântico que vai do Atlântico Norte à costa oeste da África. – A direção e a equipe do Centro da Vida Marinha de Oberhausen ficaram devastados ao descobrir que o polvo oráculo Paul, que obteve reconhecimento global durante a recente Copa do Mundo, morreu durante a noite – disse o Sea Life em um comunicado nesta terça.
Após o Mundial, o polvo recebeu várias propostas para mais previsões (o Sea Life chegou a cobrar USd$ 16 mil para o molusco adivinhar o campeão da Fórmula 1), transformou-se em garoto-propaganda de um supermercado e teve seu nome registrado como marca na Europa.
O oceanário de Oberhausen aproveitou a fama do animal para vender bichinhos de pelúcia do polvo e outros produtos, como camisas, canecas e sabonetes. Em agosto, o molusco foi nomeado embaixador da candidatura da Inglaterra para sede da Copa de 2018.
Um mês depois, Paul recebeu uma certidão de nascimento italiana, pois o animal nasceu na Ilha de Elba, na cidade de Marina di Campo. Ironicamente, logo após o Mundial vencido pela Espanha uma produtora chinesa anunciou o início das gravações do filme “O Assassino de Paul, o Polvo”, com cenas na África do Sul e Pequim.