Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Produção pesqueira aumenta em mais de 60 por cento em Moçambique

A captura de peixe em Moçambique aumentou em cerca de 66 por cento nos últimos quatro anos, disse, Segunda-feira (20), em Maputo, o Ministro das Pescas, Victor Borges.

Falando a jornalistas, Borges disse que a produção pesqueira no país tem estado a subir anualmente, tendo passado de 120 mil toneladas há quatro anos, para as actuais cerca de 200 mil toneladas, o que corresponde a uma subida de 66 por cento.

Apesar disso, o sector tenciona aumentar ainda mais essa produção, através de capturas bem assim por via da aqua- cultura, a técnica de produção artificial de peixe em tanques, cuja expansão e sucesso ainda são “fracos” em Moçambique.

“Partimos para um programa de massificação de aquacultura. Temos um programa de rádio e de televisão que visa incentivar a população moçambicana a fazer isso e esperamos ter uma produção acima das 200 mil toneladas nos próximos anos”, disse o governante, falando no quadro da visita do Rei Mswati III da Swazilândia a Moçambique.

Ainda no seu contacto com a imprensa, Victor Borges disse que a situação da pesca ilegal melhorou significativamente em Moçambique, produção que resulta do reforço da capacidade das autoridades no combate a este mal.

“Estamos cada vez mais melhor preparados para combater a pesca ilegal. Há pouco tempo, inauguramos um barco de grande porte para a fiscalização, temos outras plataformas como a fiscalização via satélite que tem estado a funcionar em pleno. Estamos a acrescentar a cada dia a nossa capacidade de fiscalização, portanto, posso dizer que hoje, 2012 estamos melhor que em 2010, por exemplo”, disse o governante.

Contudo, Ele reconheceu que a pesca ilegal ainda constitui um grande desafio para o país. “A pesca ilegal existe em todo o mundo. Precisamos de aperfeiçoar a nossa capacidade, acrescentar cada vez mais a nossa capacidade de modo que possamos minimizar a pesca ilegal não reportada e não regulamentada”, sublinhou ele.

A pesca é um dos principais sectores que assegura as exportações do país, sendo o principal produto o camarão de profundidade que é exportado para diversos países da União Europeia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts