Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Produção pesqueira atinge mais de 4.700 toneladas em Maputo

A produção pesqueira e de aquacultura atingiu 4.755 toneladas no primeiro semestre do corrente ano na província de Maputo, Sul de Moçambique, uma cifra que representa 59 por cento do plano anual fixado em 8.100 toneladas.

A pesca artesanal, segundo o balanço referente ao período em referência, continua a liderar a produção, representando 93 por cento da estrutura de produção, sendo os restantes sete por cento uma contribuição da pesca comercial (semi-industrial).

Um documento apresentado ao Ministro moçambicano das pescas, Victor Borges, que hoje iniciou uma visita de trabalho a esta parcela do país, refere que a pesca artesanal atingiu 4.405 toneladas, contra 331 da produção semi-industrial.

No primeiro semestre de 2011, a pesca artesanal foi de 4.327 toneladas e a comercial situou-se em 328 toneladas.

Por sua vez, a aquacultura registou uma produção de 19 toneladas no primeiro semestre do presente ano, contra seis de igual período de 2011. Para o corrente ano, foram estabelecidas as metas de 7.260 toneladas de pesca artesanal, 800 de pesca semi-industrial e 40 aquacultura.

Segundo o documento, este desempenho positivo deve-se, entre outros factores, a melhoria no licenciamento pesqueiro, avanços na investigação pesqueira e inspecção do pescado, alargamento da base de colheita de dados da pesca artesanal e melhorias na capacitação dos recursos humanos.

Durante o semestre em análise foram certificadas, para exportação, 930 toneladas de produtos pesqueiros diversos. Esta cifra representa uma realização de cerca de 50 por cento do total planificado para todo o ano de 2012, cuja meta esta fixada em 1.871 toneladas.

A gamba continua a ser o produto mais expressivo, representando mais de metade do volume total exportado (66 por cento), camarão e lagosta, no conjunto, representaram 16 por cento. Por outro lado, a província certificou 15.258 produtos pesqueiros importados, com destaque para o carapau que se situou em 14.879 toneladas e os restantes produtos incluem conservas, atum e sardinha.

O relatório do balanço do semestre foi apresentado no encontro que o Ministro manteve com os quadros da Direcção Provincial das Pescas.

Neste primeiro dia da visita, o Ministro das Pescas manteve igualmente um encontro de cortesia com a governadora da província, Maria Jonas, e visitou a Escola de Pescas na cidade da Matola, e uma unidade de aquacultura pertencente aos Serviços Sociais do Ministério do Interior, na zona de Jafar, a entrada do distrito de Marracuene.

Borges deverá escalar o distrito da Manhiça na quinta-feira, e novamente o distrito de Marracuene na sexta-feira, último dia da sua digressão pela província de Maputo.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts