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Produção e abastecimento de sumos em Moçambique será reforçada

A Sumol+Compal assinou o contrato-promessa de compra de uma instalação industrial em Moçambique, nos arredores do Maputo, para produzir localmente produtos da marca, anunciou a empresa.

Em comunicado enviado sexta-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o grupo dá ainda conta da constituição da SUMOL+COMPAL Moçambique, na qual o grupo empresarial detém “na fase de arranque” uma participação de 90 porcento.

O objectivo da nova empresa é garantir a produção e comercialização de produtos Sumol+Compal no mercado de Moçambique e em 12 dos restantes 13 países que também fazem parte da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC – Southern African Development Community).

O anúncio de constituição da empresa, publicado a 20 de Janeiro no jornal oficial de Moçambique (Boletim da República), definiu que o objecto social da nova sociedade anónima Sumol+Compal Moçambique compreende a indústria e comércio de bebidas, incluindo refrigerantes, sumos e águas, da cerveja e do malte, dos derivados e das conservas de frutos e vegetais e outros produtos alimentares, bem como a dos concentrados.

A empresa pode ainda desenvolver actividades agroindustriais, importação e exportação dos produtos e gestão de marcas e actividades conexas. No comunicado enviado à CMVM, o grupo anuncia um investimento de oito milhões de euros para o primeiro ano de actividade da nova empresa.

A Sumol+Compal está ainda presente em Marrocos, Senegal, Angola e África do Sul, entre outros países africanos. As vendas para os mercados internacionais, entre 2009 e 2011, registaram um crescimento anual superior a 22 porcento, segundo o grupo, e no ano passado as vendas para os mercados internacionais atingiram 80 milhões de euros, mais 30 porcento do que em 2010.

“Este projecto de raiz constitui um passo importante no processo de internacionalização da SUMOL+ COMPAL, ponto crucial da estratégia da companhia para os próximos anos, e insere-se no programa mais alargado de identificação de parcerias estratégicas que possam contribuir para a consolidação do negócio em Portugal e para o crescimento nos mercados internacionais”, afirma fonte do grupo naquele comunicado.

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