Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Produção de ouro em queda em Moçambique

Moçambique prevê produzir cerca de 108 quilogramas de ouro até finais de 2014, contra perto de 120 quilogramas alcançados no ano anterior, segundo prognósticos avançados pelo Ministério dos Recursos Minerais (MIREM).

Em 2012, a produção nacional de ouro foi de 178 quilogramas e, futuramente, a sua “tendência vai continuar decrescente” pelo facto de o ritmo de cumprimento do plano de produção ter ficado “muito abaixo do esperado no primeiro semestre de 2013”.

A outra razão da baixa produção do minério no país resulta do facto de o mineral ser produzido mais por operadores artesanais e a actividade estar também condicionada pela rede de comercialização que é realizada de forma ilegal e informal, segundo ainda o MIREM, apontando o reforço de medidas visando a redução do contrabando e sua exportação em bruto para países vizinhos como apostas da instituição no presente ano de 2014.

Refira-se que, nos últimos anos, vários profissionais da área de ourivesaria têm sido enviados para África do Sul com objectivo de aprender a fazer a mistura correcta do ouro e outros metais para a produção de uma jóia, bem como a medir a quantidade dos dois minérios para ter um produto de qualidade aceitável.

A formação vida dotar os profissionais moçambicanos de técnicas apropriadas na produção das suas jóias por forma a que as mesmas tenham qualidade requerida no mercado internacional, salienta o Ministério dos Recursos Minerais.

No global, a indústria extractiva moçambicana deverá registar um crescimento da sua produção em 8% comparativamente a 2013.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts