Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Problemáticos Jogos da Commonwealth abrem com estilo

Problemáticos Jogos da Commonwealth abrem com estilo

A 19a edição dos Jogos da Commonwealth teve sua abertura este domingo com um espetacular desfile de música, dança e pirotecnia que deve ajudar a reparar os danos à imagem da Índia causados pela calamitosa montagem do evento esportivo. Uma apresentação de três horas ilustrando a grande diversidade da Índia e sua rica cultura foi realizada quase com perfeição por um elenco de milhares de pessoas com alguns efeitos de alta tecnologia no estilo “Bollywood”, sob o maior balão de gás hélio do mundo.

Os preparativos para os Jogos com custos de 6 bilhões de dólares foram manchados por uma série de contratempos que comprometeram as ambições da Índia de mostrar seu crescimento financeiro ao sediar seu maior evento desportivo em três décadas. Os organizadores esperam deixar todos os problemas para trás durante os próximos 11 dias da competição entre as antigas colônias britânicas, mas parte da multidão vaiou o chefe do comitê organizador, Suresh Kalmadi, no evento de abertura.

A grande operação de segurança ao redor do estádio foi um lembrete das preocupações que levaram certos atletas a desistirem de competir, e havia um compromisso diplomático sobre quem deveria abrir os Jogos.

O príncipe Charles, que foi saudado com cantos de “Índia! Índia!”, leu uma mensagem da sua mãe, a Rainha Elizabeth, mas a presidente da Índia, Pratibha Patil, também recebeu um importante papel. “Nós estamos a cantae Índia, Índia porque nós sentimos que há uma certa falta de respeito com nossa presidente”, explicou o espectador Kalpana Anuragi.

O príncipe fez uma pausa antes de entregar a mensagem que viajou no Queen’s Baton a partir de Londres numa jornada de 190.000 quilômetros através das 71 nações e territórios da Commonwealth (Comunidade Britânica).

A presidenta Patil então fez seu próprio discurso, concluindo, para aplausos da multidão de 60 mil pessoas no Estádio Jawaharlal Nehru. “Os Jogos da Commonwealth estão abertos agora, deixem os Jogos começarem.”

Os aplausos contrastaram com as vaias recebidas por Kalmadi quando ele fez seu discurso, mas de acordo como ambiente festivo e amigável no estádio, ilustrado quando a delegação do Paquistão foi saudada com grande entusiasmo, apesar das relações tensas entre os vizinhos.

Participam nestes jogos cerca de 4.700 atletas, que disputam 272 medalhas de ouro em 17 categorias diferentes. Oito atletas representam Moçambique, único país de língua portuguesa presente neste jogos da comunidade britânica, nomeadamente Elisa Cossa, Telma Cossa, Leonor Piúza, Kurt Couto, Kunzanai Alberto, todos de atletismo; Mónica Bernardo, Géssica Stagno e Chaquir Camal, de Natação.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts