O meio-campista Fabrice Muamba decidiu por orientação médica abandonar o futebol, disse em comunicado nesta quarta-feira o clube em que ele atuava, o inglês Bolton Wanderer.
Muamba, de 24 anos, quase morreu em março depois de sofrer uma paragem cardíaca durante uma partida contra o Tottenham Hotspur pela Copa da Inglaterra. Ele desmaiou em campo e precisou de atendimento de emergência. Esteve com o coração parado durante 78 minutos, mas teve uma recuperação notável, depois de quatro semanas hospitalizado em Londres.
Muamba viajou na semana passada à Bélgica para consultar um conceituado cardiologista, mas suas esperanças de voltar aos relvados foram ceifadas.
“A notícia que eu recebi obviamente não foi a que eu esperava, e significa que eu estou agora anunciando minha aposentadoria do futebol profissional”, disse Muamba pelo site do Bolton Wanderers. “O futebol foi a minha vida desde adolescente, e me deu muitas oportunidades.”
Muamba transferiu-se da República Democrática do Congo para o Waltham Forest aos 11 anos, e atuou pela seleção inglesa em categorias de base. Jogou também no Arsenal e no Birmingham City.
“O futebol perdeu um bom homem. Será um golpe para o garoto”, disse Alex McLeish, que foi seu técnico em Birmingham.