Duas quadrilhas, das quais uma que assaltava residências e estabelecimentos comerciais com recurso a armas de fogo e outros instrumentos contundentes e outra que protagonizava sequestros, foram desmanteladas pela Polícia da República de Moçambique (PRM), na semana finda, na capital moçambicana.
O primeiro bando, composto por quatro pessoas de idades que variam entre 20 e 27 anos, operava nos bairros das Mahotas e Hulene. O segundo, constituído por três cidadãos de 18 a 23 anos de idade, actuava nos bairros de Maxaquene e Malhangalene, de acordo com a Polícia, que explica que na altura da sua detenção, os grupos estavam munidos de uma AK-47, uma pistola com e 23 munições.
Ainda na semana de 11 a 15 de Dezembro corrente, a PRM deteve, na 13ª esquadra, um indivíduo de 26 anos de idade, também acusado de envolvimento num sequestro no bairro do Triunfo. Ainda na 13ª esquadra, a PRM enclausurou uma cidadã de 20 anos de idade e um jovem de 30 anos, acusados de assassinar um cidadão de nacionalidade portuguesa, identificado pelo de Horácio da Silva, na sua casa no bairro dos Pescadores.
Enquanto isso, indivíduos não identificados roubaram seis viaturas com recurso a chaves falsas em várias artérias da cidade capital do país, por isso, a PRM apela à população, sobretudo aos condutores, para que tenham cuidado ao estacionar os seus veículos em locais públicos. Existem ladrões à solta e à espera de uma oportunidade para cometer desmandos.