O Presidente nigerino, Mahamadou Issoufou, reiterou quarta-feira à classe política o seu apelo para a formação dum Governo de União Nacional, com vista “à emergência dum Níger novo com a contribuição de todos os nigerinos”.
Numa mensagem à nação, por ocasião da comemoração da festa da independência do país, a 3 de Agosto corrente, Issoufou apelou, novamente, a todos os nigerinos para a mobilização em torno das acções de desenvolvimento do país.
“Este Níger novo que eu desejo, quero-o com todos os nigerinos. É por isso que, desde 1999 e sobretudo durante o meu primeiro quinquénio, eu apelei, várias vezes, para a formação dum Governo de União Nacional”.
Ele indicou ter a firme convicção de que “apenas a mobilização de todos os nigerinos pode permitir fazer face aos desafios, nomeadamente, de segurança com que o nosso país está confrontado”.
O Presidente nigerino reafirmou também a sua “mão estendida a todos, na esperança de que podemos juntos construir um Níger estável e próspero, este Níger que gerações sucessivas tiveram por ambição estabelecer”, numa alusão à geração dos pais da independência, dos quais o Presidente Diori Hamani, que dirigiu o Níger de 1960 a 1974.