O Presidente cessante nigerino, Mahamadou Issoufou, venceu a primeira volta das eleições presidenciais de 21 de Fevereiro corrente com 48,41 porcento dos votos contra 17,79 porcento do seu principal opositor, Hama Amadou, detido na prisão de Fillingué (cerca de 180 quilómetros norte de Niamey) por suposto tráfico de crianças, segundo os resultados globais provisórios proclamados sexta-feira pela Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI).
Não tendo nenhum dos candidatos obtido a maioria obsoluta, haverá uma segunda volta, a 20 de março próximo, se o Tribunal Constitucional confirmar os resultados da CENI, num sufrágio que poderá opor Mahamadou Issoufou a Hama Hamadou, do partido do Movimento Democrático Nigerino para uma Federação Africana (MODEN-FA).
Nas legislativas, a formação política do Presidente cessante, o Partido Nigerino para a Democracia e Socialismo (PNDS), obteve 75 deputados dos 171 da futura Assembleia Nacional do Níger.
Não tendo obtido a maioria absoluta de 86 deputados, o PNDS será obrigado a negociar com os seus principais aliados, nomeadamente, o MPR, o ANDP, o RDP e o RSD que totalizam mais de 20 deputados.