Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Presidente Guebuza enaltece empenho do sector privado e de parceiros na luta contra a pobreza

O Presidente da República, Armando Emílio guebuza, enalteceu esta quinta-feira, na Beira, o empenho do sector privado, nomeadamente a sua valiosa contribuição na luta contra a pobreza e pela melhoria da qualidade de vida dos moçambicanos. “Através de investimentos na produção agro-pecuária e florestal, em obras públicas e na exploração de recursos minerais, o sector empresarial gera mais postos de trabalho e renda e promove o surgimento de outros empreendimentos que empregam mais cidadãos” – enfatizou o Presidente no seu enaltecimento ao sector privado no País.

No seu discurso que assinalou a abertura da Sexta Reunião Nacional dos Governos Locais, que decorre na Beira desde ontem até o próximo dia 01 de Novembro, o Chefe do Estado referiu-se também a valiosa contribuição que tem sido dada pelos parceiros de desenvolvimento. “Eles, como nós, acreditam que a pobreza é um mal que deve ser extirpado da nossa sociedade e que ele não vai resistir à entrega do nosso povo”.

Armando Guebuza afirmou que estas intervenções, no seu conjunto, tem estado a aumentar a nossa capacidade produtiva, a engendrar maior produtividade do tempo e dos recursos, incluindo a terra e a mão-de-obra nacional. “Registamos importantes avanços nesta luta contra a pobreza. Porém, estamos certos que com mais empenho podemos fazer mais ainda” – transmitiu, para depois ressaltar que a Sexta Reunião Nacional dos Governos Locais constitui um fórum apropriado para busca de respostas para esse passo mais acelerado que o País pretende.

O Presidente Guebuza explicou que o aumento da produtividade agrária no campo e nas cinturas verdes das cidades vai aumentar o nível de oferta de produtos nos meios urbanos, com impacto na vida dos cidadãos, tendo em conta que uma maior oferta de produtos vai melhorar o poder de compra do cidadão. “Por isso temos que continuar a trabalhar para que isso aconteça mais cedo do que tarde”. O Presidente apelou ainda para a necessidade de se continuar a promover o agro-processamento e o investimento nas embalagens para que os nossos produtos possam ser consumidos mais longe do local onde são produzidos e mesmo fora das nossas fronteiras, transportando consigo o selo Made In Mozambique e rendendo-nos divisas.

Referindo-se aos sete milhões e outros fundos descentralizados, o Presidente da República transmitiu que já estão a contribuir para a dinamização da vida social e económica no campo. Desafiou os governadores provinciais e os administradores distritais para tornar esses recursos uma fonte para gerar mais mudanças que permitam atrair mais quadros e serviços dos centros urbanos para as zonas rurais.

Armando Guebuza chamou a consciência dos governadores provinciais e dos administradores distritais afim de perceberem que o líder formula uma visão, cultiva a auto-estima e incute a auto-confiança nos seus quadros para aderirem ao seu projecto e visão, permitindo juntos vencerem os obstáculos. “Por isso, o líder vê para além das rotinas e dos sistemas e procedimentos existentes. Procura descobrir outros caminhos para chegar a soluções mais eficazes e eficientes na abordagem dos desafios do quotidiano”.

Guebuza salientou ainda que os nossos dirigentes, a todos os níveis, devem assumir-se não apenas como chefes ou gestores mas também como líderes neste entrosamento entre a luta contra a pobreza no campo e nas zonas rurais. A reunião conta com a participação de todos governadores provinciais e administradores dos 128 distritos do País. Participam igualmente alguns ministros e outros quadros.

No primeiro dia do encontro, os participantes apreciaram o grau de cumprimento das decisões do Seminário Nacional dos Administradores Vilankulo – 2005, apresentado pelo Director Nacional da Administração Estatal, Plácido Pereira; Balanço da Desconcentração no processo da Descentralização em Moçambique, cujo orador foi a Ministra da Administração Estatal, Carmelita Namashulua; Política e Estratégia Nacional da Descentralização em Moçambique, apresentada pelo Professor Doutor Óscar Monteiro; e ainda o Programa Quinquenal do Governo – 2010 – 2014, abordado por Momad Piaraly, Director Nacional de Planificação no Ministério da Planificação e Desenvolvimento.

Esta sexta-feira, segundo dia, a reunião abre com a apresentação do tema relacionado com o Fundo Distrital de Desenvolvimento e também será apresentada a experiência do distrito de Mogovolas na gestão do referido fundo, a ser feita pelo respectivo administrador, Alberto Namahala. A reunião decorre a portas fechadas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts